Fabio Da Silva Gregorio: “Análise de processos judiciais via processamento de linguagem natural”

Fabio Da Silva Gregorio: “Análise de processos judiciais via processamento de linguagem natural”. 2024. Faetec.

Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca CEFET/RJ, como parte dos requisitos necessários à obtenção do grau de mestre.
Orientadores: Eduardo Bezerra, D.Sc.
Rio de Janeiro, Fevereiro de 2024

A Constituição brasileira prevê vários mecanismos para os cidadãos acionarem o poder judiciário, incluindo o recurso, que é o direito de impugnar uma decisão judicial para reformar, invalidar, esclarecer ou integrar o julgado. O recurso especial, conforme definido no artigo 105 da Constituição, visa uniformizar o entendimento jurídico do direito brasileiro. Esse tipo de recurso é julgado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) nos casos em que a decisão recorrida contrarie leis federais. O tratamento dos recursos especiais é uma tarefa diária na esfera do poder judiciário, o qual apresenta regularmente um quantitativo expressivo de demandas em seus tribunais. A adoção de ferramentas de inteligência artificial em tarefas repetitivas pode dar celeridade a tramitação de processos jurídicos e otimizar o uso de recursos humanos. Esta pesquisa tem como objetivo criar uma metodologia eficiente para classificar um recurso especial em um tema, para tal elaboramos uma metodologia baseada em sumarização extrativa. Para geração do resumo de um recurso especial, executamos comparações entre uma abordagem baseada no conceito da modelagem de tópicos e outra que cria sentenças por meio de algoritmo baseado em grafo. Buscamos também comparar duas abordagens distintas para avaliar a similaridade entre textos, em uma utilizamos a representação vetorial do texto e em outra utilizamos o próprio texto como dado de entrada para uma função de pontuação muito usada em sistemas de recuperação da informação. Nos experimentos realizados obtivemos resultados muito satisfatórios comparados com os dados de referência, provenientes da solução para classificação de recursos especiais adotada pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2).

[ Documento ]

Friedrich Engels (1820-1895): “A origem da família, da propriedade privada e do Estado”.

Friedrich Engels (1820-1895): “A origem da família, da propriedade privada e do Estado”. [trad.] Leandro Konder. ISBN-13: 978-8577992317.

Uma obra essencial para que o estudante de história, política, geografia, sociologia, letras, administração e outras tantas carreiras entenda como as sociedades se organizam em suas diversas fases de “desenvolvimento”, até tornarem-se essa espécie perigosa e acumuladora de poder.

[ Comprar ]

Estudar várias disciplinas ou uma só ?

Já me perguntaram se vale a pena estudar várias disciplinas simultaneamente um uma só de modo intensivo No meu caso, a segunda opção funciona melhor. O problema é que o mundo não é assim, infelizmente. Os professores todos precisam comer e pagar contas, simultaneamente.

Na universidade e nos cursinhos, você é exposto a várias matérias de uma vez. E aí tem que adaptar sua memória e seu processamento a várias situações diferentes: provas, trabalhos, apresentações orais, pesquisas, visitas. Quando tenho oportunidade de preparar meu próprio estudo, dedico-me integralmente a uma disciplina, após um cuidadoso estudo do tempo e das prioridades. A única coisa que permanece universal – com questões de todas as disciplinas – é a avaliação semanal. Eu sempre preciso estar pronto para responder a qualquer questão, a qualquer momento.

Outra coisa que me causa incômodo é a síndrome da fotocópia. Um estudante universitário, por exemplo, coleciona centenas de fotocópias de capítulos de livros durante seu tempo de formação. Raramente ele lê um livro inteiro durante o curso. O que fazer com essa cópias ? Geralmente elas vão para o lixo, após a limpeza de fim do semestre. Minha filosofia é: Uma disciplina de cada vez, um livro de cada vez.

Convido você, estudante a experimentar este método, se tiver oportunidade. Basta entrar em contato para elaborarmos um plano adequado.

Dúvidas sobre Internet residencial.

Olha a pergunta da usuária, pessoal:

O que vale mais a pena ? Ter uma banda larga de 10 Megabits ou de 40 Gigabytes ?

Antes dos mais informatizados começarem rir da pergunta, vamos esclarecer: Ninguém nasce sabendo. Eu, por exemplo, não entendo de futebol ou de mecânica automotiva. Pelo visto, também não entendo de política. Mas, felizmente, posso ajudar as pessoas na área de informática, redes de computadores etc.

A velocidade de uma rede se mede em bits por segundo (bps) e seus múltiplos: Kilobits por segundo (Kbps), Megabits por segundo (Mbps), Gigabits por segundo (Gbps).

Agora, a quantidade de informação que passa por uma rede, ou que é armazenada em um dispositivo, é medida em bytes e seus múltiplos: Kilobyte (Kb), Megabyte (Mb), Gigabyte (Gb), Terabyte (Tb) etc. Cada byte tem 8 bits.

Os meios de transmissão de sinal mais comuns para o grande público são: sinal de radio, 4G ou 5G (em teste), que é micro-onda e, portanto um tipo de rádio, cabo metálico coaxial, fibra óptica. Qualquer outro método está fora da nossa análise, porque é pouco usado nesse caso.

Quando o ponto de rede chega em sua casa, o sinal vai para o seu roteador e pode ser distribuído para a família por Wi-fi ou por cabo de rede ethernet. O wifi é para notebooks, tablets e telefones e o cabo ethernet (aquele azul) para os computadores de mesa e Smart TVs e TV Boxes.

Em termos de velocidade de acesso internet, as ofertas mais comuns no mercado variam de 20 Mbps (a US$ 11,56 mensais) a 200 Mbps (a US$ 28,91 mensais). Com 20 Mbps, não dá para assistir TV Box direito. Mas dá para atender à navegação internet, WhatsApp etc. Se você for profissional de TI e precisar baixar um CD, 20 Mbps é pouco. Mas se você é usuário comum, dá pro gasto. Profissionais de TI ficam com 200 Mbps, mesmo sabendo que seus roteadores Wi-Fi dentro de casa não chegam a essa velocidade. Mas os conectam direto aos seus computadores por cabo ethernet e usufruem da velocidade total.

Operadoras mal-intencionadas costumam colocar anúncios misturando a quantidade de dados máxima permitida por mês com a velocidade da rede oferecida. Fujam disso. A maioria dos provedores sérios de fibra ou cabo coaxial não limita a quantidade de Megabytes que você pode trafegar na rede. Já as operadoras de celular, sim. Aí depende do preço. Consulte o contrato oferecido e converse com o seu profissional de TI de confiança.

Relatório Vigia: 16 cenários de rupturas para os próximos 30 anos.

Marcado por uma pandemia global sem precedentes, o ano de 2020 viu o panorama político e econômico internacional virar de cabeça para baixo pela multiplicação de crises interligadas: econômica, ecológica, democrática… Diante de um futuro cada vez mais incerto, pesquisadores procuram antecipar rupturas futuras para se proteger contra as mais ameaçadoras e favorecer as mais desejáveis. Esse é o objetivo do Rapport Vigie 2020, publicado pelo centro de reflexão prospectivo Futuribles International. Entre transformações no meio ambiente, mudança nas relações de força entre potências e o peso crescente das religiões, 16 cenários de rupturas são explorados para os próximos 30 anos. A reportagem é de Raphaël Dahl, publicada por Mr Mondialisation, 10-03-2021. A tradução é de André Langer. Republicação IHU Online.

[ Leia ]

Fatores de sucesso para profissionais de nível superior

  1. Coeficiente de rendimento >= 7.
  2. Livros e artigos publicados em bons periódicos, editoras e mídias da internet.
  3. Colaboração com os especialistas da área.
  4. Domínio da língua inglesa.
  5. Boa habilidade de comunicação escrita e falada.
  6. Obtenção de bolsas nacionais e estrangeiras.
  7. Vivência internacional.
  8. Multidisciplinaridade.
  9. Olho no futuro e nas tendências.
  10. Patentes registradas.
  11. Bom conhecimento da história de sua especialidade, inclusive biografias.
  12. Participação em iniciativas abertas.
  13. Bom conhecimento dos desafios de sua área.
  14. Aprovação em testes de nível nacional e internacional: IELTS, TOEFL, POSCOMP, EUF, SAB, Olimpíadas…
  15. Boa saúde física e aparência geral (um ponto polêmico).
  16. Domínio de ferramenta especial ou técnica rara.
  17. Objetividade e eficiência na aquisição da informação.
  18. Especializações de alto nível em instituições conceituadas.
  19. Habilidade com computadores.
  20. Bons relacionamentos pessoais formando um “rede do bem”.
  21. Passagem pelo mercado.

Olá !

Esta lista certamente poderá ser de interesse do técnico e não apenas do graduado. Em breve explico cada item, principalmente o 15, que é bastante polêmico.

Programando com seu Windows 10: DOS SHELL

Seu computador está muito lento ? Ele demora a fazer as coisas ? Se a resposta for “não”, ele provavelmente é uma máquina nova. Isso porque o Windows guarda muito lixo no disco rígido. E não é só o Windows ! Seus navegadores também acumulam coisas. O Edge, o Chrome, O Firefox, o Opera, todos os navegadores guardam coisas no disco para acelerar as navegações futuras, para entender por onde o usuário esteve, para guardar credenciais de sites etc. Com o tempo essas coisas pesam e isso por uma razão muito simples. Há um limite prático para a quantidade de arquivos em um diretório do Windows. Depois desse limite, o Windows fica desagradavelmente lento.

Vamos fazer uma experiência que só serve para quem tem Google Chrome instalado. Na tela do Windows existe um local para pesquisar. Entre lá e digite CMD. Depois aperte [enter].

Com isso você entrará no DOS, o antigo sistema operacional do Windows.

Digite:

dir .\AppData\Local\Google\Chrome\”User Data”\Default\”Application Cache”\Cache

Muita atenção nas aspas do comando, porque o DOS não gosta de espaços em nomes de pastas.

Após o [enter] você verá uma tela parecida com esta:


No meu caso, foram 380 arquivos. Quero apagá-los, pois são virtualmente inúteis e tornam o navegador Chrome lento. Assim, vamos fazer um programa para isso. Para criar o programa, vamos usar o editor de texto [ notepad.exe ]. Na própria tela do DOS, digite:

Notepad

…e digite [enter]

O pequeno programa que vamos escrever é o seguinte

@echo off echo S > resposta.txt
del .\AppData\Local\Google\Chrome\”User Data”\Default\”Application Cache”\Cache\*.* < resposta.txt

Este é um programa escrito em Shell e pode ser salvo com o nome [ limpa.bat ]. Tome o cuidado de remover a extensão [ txt ] do arquivo (automaticamente colocada pelo Notepad ), porque senão ele não executa. Grave em seu diretório este arquivo e não em [ Documentos ], como é comum. O seu diretório tem o formato [ C:\Users\seunome ].

Para executar, depois de gravar, é só digitar:

limpa

…e depois apertar o [enter]

Se você executar o comando da tabela anterior vai ver que os arquivos sumiram. Vale explicar os comandos que usamos neste script:

Linha 1: Faz com que o DOS pare de repetir os comandos que você digitar no programa.

Linha 2: Cria um arquivo chamado [ resposta.txt ] com um “S” e um [enter] lá dentro.

Linha 3: Manda apagar todos os arquivos do diretório especificado, confirmando a ordem com o conteúdo do arquivo [ resposta,txt ]. O sinal de “<” é um redirecionamento de entrada para o comando [ del ], que efetivamente apaga os arquivos. Cuidado com o comando [ del ]. Ele é perigoso !

O que aprendemos ?

  1. É possível programar em Windows 10 usando uma linguagem, chamada DOS Shell.
  2. É necessário usar um editor de texto para escrever programas.
  3. DOS-Shell pode atuar sobre arquivos do sistema operacional.

[ anterior ]

Programando com seu Windows 10: Introdução.

Um aluno me perguntou uma vez: – Como eu programo em Windows 10 ?

Achei a pergunta simples e interessante, porque quando eu recebi meu primeiro computador, dado por meus padrinhos, ele vinha com uma linguagem chamada Basic. Com ela eu aprendi a programar. Aprendi bem. Tornei-me programador profissional em várias linguagens, após muitas madrugadas em claro. Meus programas eram voltados para o terminal, única opção na época.

Com o aparecimento do Windows, uma camada nova de programação apareceu. Era necessário dominar as Microsoft Foundation Classes (MFC), uma biblioteca que fornecia o “motor gráfico” do Windows, a API, e várias outras características.

As MFC 1.0 (lançadas em 1993) eram feitas em Microsoft C/C++ versão 7. As versões seguintes, até 4.0 foram feitas em Visual C++. Mas quem quisesse programar para Windows tinha a opção de usar o Microsoft Visual Basic.

“Visual Basic era muito usada em ambientes corporativos: uma pesquisa de 2005 indicou que 62% dos programadores usavam uma forma de Visual Basic, seguido de C++, JavaScript, C# e Java. Atualmente foi suplantada pelo Java”

Wikipedia – verbete Visual Basic

Hoje, o ambiente típico de programação Windows é o .NET (dot Net) e o Microsoft Visual Studio, que debutou em 1997. Desenvolvido em C++ e C#, ele permite ao programador usar C Sharp, C++, Visual Basic .NET, J Sharp. O tamanho do pacote é 7 GB e ele não caberia num disco rígido de microcomputador de 1993.

Com o crescimento das bibliotecas, cresceu a quantidade de coisas que o programador deveria dominar. A ideia por trás das MFC era tornar a vida do programador mais fácil. Mas no antigo Basic, não havia a popularização dos paradigmas de programação que há hoje: objetos, classes, front-end, back-end, full-stack, paralelismo, orientação a eventos, GUI (Graphical User Interface), mobile (você saberá mais sobre isso no glossário). Posso quase dizer que, no ambiente de programação de hoje, a vedete é o próprio ambiente e não aplicação que se quer criar. Muitas vezes me perguntam: “- Qual á a linguagem adequada para criar um programa que faça a minha firma funcionar ?”. Minha resposta sempre é: “- Compre um pronto, com suporte técnico incluído !”.

Então, para que uma pessoa aprenderia a programar hoje ? Talvez a resposta seja “Para ganhar dinheiro !”. Então, para ganhar dinheiro, é preciso entender como os programadores de sucesso trabalham hoje nas grandes empresas. Já aviso que é um ciclo vicioso, que leva a mais gigabytes, mais bibliotecas, mais ferramentas de programação, mais estudos, mais certificações para comprovar o que você sabe. Esse processo pode até ser de graça, como veremos, mas na maioria das vezes gera muitos gastos.

Mas vamos dar uma parada na filosofia e na história. Quero que você veja como é possível programar rapidamente usando os recursos que seu Windows já tem.

Para conhecer as profissões da área de programação, consulte:
[ http://treinamentolivre.com/d/node/18 ]

[ próximo ]

PENSAMENTO PLURAL Qual mundo irá surgir após a pandemia? The Economist

Fonte: [ https://www.heldermoura.com.br/pensamento-plural-qual-o-mundo-que-ira-surgir-apos-a-pandemia-the-economist/ ]

O que está por vir em 2021, em 20 pontos da revista “The Economist”.

1 – Os humanos querem se socializar novamente, mas o trabalho remoto basicamente permanecerá o mesmo. Vamos continuar a trabalhar online a partir de nossas casas cada vez mais adaptadas e com reuniões em lugares diferentes todos os meses para socializar e conectar.

2 – Escritórios vão fechar com uma porcentagem muito alta e esse modelo retrógrado será tomado por tecnologias disruptivas. A cada dia teremos mais assistentes digitais para trabalhar de forma eficiente. As grandes corporações serão sempre lembradas como os enormes mamutes de 1980-2020 em extinção

3 – Os hotéis de trabalho desaparecem em pelo menos 50%. Viagens, congressos ou reuniões de trabalho nunca voltam a ser como eram, se puderem ser feitos online. O turismo de trabalho praticamente desaparece. As chamadas se tornam chamadas de vídeo.

4 – As casas tornam-se mais tecnológicas e adaptadas ao trabalho diário. Muitas empresas se dedicarão a resolver as necessidades de trabalhar em casa. Hoje você pode morar fora de uma cidade grande, trabalhar da mesma forma e gerar o mesmo valor.

5 – A produtividade não depende mais de um chefe que te vê, agora é por meio de plataformas que te ajudam a medir resultados, KPIs e tempos eficientes. A forma de contratação de pessoal é repensada. Contratar os melhores do mundo hoje é mais fácil, barato e eficiente. Não haverá diferença entre contratar pessoal local e estrangeiro. Hoje somos todos globais.

6 – Tudo o que é repetitivo torna-se virtual e em regime de assinatura. Igrejas, arte, academias, cinemas, entretenimento. Poucos lugares podem manter estruturas físicas como antigamente.

7 – Empresas que não investem pelo menos 10% em novas tecnologias irão desaparecer. A empresa tradicional chegou ao fim em 2020. Resta esperar sua morte final. Uma empresa de tecnologia, fresca e nova hoje, pode substituir outra que tem feito o mesmo nos últimos 50 anos.

8 – O turismo para entretenimento retorna plenamente fortalecido no segundo semestre de 2021, sempre acompanhado de muita tecnologia na sua operação, desde a compra, a operação e as experiências a serem recebidas. As pessoas apreciam mais do que nunca visitar o natural mas com soluções altamente tecnológicas. Locais mais remotos, experiências mais autênticas suportadas com assistência digital 24 horas por dia, 7 dias por semana.

9 – O tratamento de dados pessoais torna-se mais delicado e as grandes plataformas vão mudar. As pessoas voltam a pagar assinaturas devido ao senso de transparência que isso envolve. Eles preferem pagar a doar seus dados. As grandes marcas hoje valem sua credibilidade. Tudo pode ser copiado ou replicado, exceto prestígio.

10 – A força de trabalho será drasticamente reduzida e muitas operações simples serão fornecidas por IA. Em 2024, a IA já lidará com operações complicadas em milhões de locais. Uma grande temporada global de demissões está chegando. O desemprego ocorre por motivos multifatoriais e não apenas por causa da crise econômica.

11 – A educação nunca mais será igual. Cada um pode estudar o que precisar. Estudar offline e online será normal. Escolas e universidades são transformadas em um esquema híbrido para sempre. Serão aceitos candidatos sem formação universitária para cargos de menor importância, que tenham a experiência necessária.

12 – O sistema médico será adaptado com tecnologia remota para sempre. Uma consulta médica por teleconferência será normal. A vacina da COVID é muito rápida, mas você encontrará grandes desafios ao longo do caminho. Grandes hospitais repensam seu funcionamento devido às crises econômicas que sofreram com a Covid 19. As pessoas ficam menos doentes com vírus, bactérias e doenças devido ao manuseio inadequado dos alimentos, graças à limpeza recorrente do indivíduo comum.

13 – A economia pessoal se contrai, novas formas de gerar transações comerciais são utilizadas e as pessoas economizam mais. Uma alta porcentagem dos gastos da família vai para atividades que antes não tinham demanda e vice-versa. A compra de itens como roupas elegantes é substituída por roupas casuais.

14 – E-commerce continua a crescer, players como Facebook, Tik-Tok e YouTube entram para competir com a Amazon. Fechamento de 50% das lojas físicas globais. As lojas sobrevivem graças ao fato de serem experiências e showrooms, mas o comércio real no final de 2024 será maior online do que presencial em muitas áreas. Os grandes shoppings ficarão presos no tempo. Poucos sobreviverão a longo prazo.

15 – Mudanças climáticas serão um tópico muito discutido e apoiado. As grandes indústrias continuarão a se transformar com apoio da IA. A adoção da bicicleta como principal meio de transporte continuará crescendo graças à transformação das cidades. Vamos passar da questão Covid para a Mudança Climática como a questão principal.

16 – Novos modelos de informações e notícias por assinatura com mais transparência ajudarão a disponibilizar conteúdo sem tantas fake news. Credibilidade e transparência serão a pedra angular de todas as empresas. As pessoas estão cansadas de tanta informação e preferem interagir com alguns seletos provedores de informação.

17 – A saúde mental torna-se um tema recorrente. Grandes plataformas ajudam as pessoas a enfrentar as situações de agressividade, solidão e angústia que vivenciaram durante o isolamento. Há muito a repensar. As crises de liderança nas empresas serão mais comuns a cada dia.

18 – Os grandes problemas como educação, saúde, energia, segurança, política, destruição da classe média, ganham destaque. Grande capital é investido para fazer o bem, enquanto os problemas globais são resolvidos. Empreendedorismo social no seu melhor, com resultados financeiros muito substanciais.

19 – Tudo vai para o natural e saudável. Alimentos, experiências e forma de interação. 100% natural, produzir a própria comida, meditar e se exercitar, passa a fazer parte do dia a dia. Ser mais saudável é o “novo luxo”. Produtos suntuosos perdem valor e justificativa. A reciclagem está voltando muito mais forte depois de um ano de desperdício incontrolável, agora com grandes tecnologias que realmente resolvem os problemas gerados no passado.

20 – O mundo está vendo este ano como um novo começo. Um renascimento. As pessoas vão repensar seus objetivos pessoais, de trabalho, saúde, dinheiro e espirituais. Grandes oportunidades estão surgindo para satisfazer todos esses requisitos e mudanças de pensamento. Acumular, consumir e viver pelo material vai para o lado negativo. A inovação, a tecnologia, o pensamento natural e lateral são a base da nova realidade. Todos estão a tempo de encontrar novos caminhos. Você apenas tem que encontrar as novas rotas pessoais ou comerciais.

Fonte: The Economist.

Concurso para o Exército Brasileiro.

Está aberto processo seletivo para militares temporários nível fundamental, técnico e superior.

O militar temporário pode servir por até 8 anos em um quartel em que for designado (renovação de contrato anual baseado em desempenho e necessidade do Exército).

Nível Fundamental:
Cabo Especialista Temporário (CET)
Salário bruto aproximado: R$3.441,37

  • Eletricista Predial;
  • Eletrônica, Mecatrônica ou Eletro-Eletrônica;
  • Instrumento Musical (Bumbo, Clarineta Soprano Mib, Clarinete Soprano em Sib, Flugerlhorn Sib, Horn Sib Fá e Mib, Saxofone Soprano em Sib, Tarol, Trombone Tenor, Tuba Mib e Tuba Sib);
  • Motorista categoria D e/ou E;
  • Pintor de Pistola (Funelaria).

Pré-requisitos do processo seletivo:

  • Ser voluntário;
  • Ser brasileiro nato ou naturalizado;
  • Ter exclusivamente entre 19 e 35 anos de idade na data da incorporação;
  • Ter altura: homens no mínimo 1,60m e mulheres no mínimo 1,55m;
  • Ter concluído o ensino fundamental, em Estabelecimento de Ensino reconhecido pelo MEC;
  • Diplomas/Certificados dos demais Cursos realizados pelo(a) candidato(a) que sejam habilitados para área de interesse do Exército Brasileiro;
  • No caso de Motorista categoria “D” e/ou “E”, ser habilitado na categoria correspondente.

Nível Técnico:
Sargento Técnico Temporário (STT)
Salário bruto aproximado: R$ 5125,50

  • Administração;
  • Contabilidade;
  • Enfermagem;
  • Farmácia;
  • Informática;
  • Instrumento Musical (Clarinete, Contrabaixo, Harpa, Oboé, Percussão/ Xilofone, Saxofone Alto Mib, Trompa e Violoncelo);
  • Logística;
  • Mecânica de Auto;
  • Manutenção de Aeronave;
  • Radiologia.

Pré-requisitos do processo seletivo:

  • Ser voluntário;
  • Ser brasileiro nato ou naturalizado;
  • Ter exclusivamente entre 19 e 37 anos de idade no ano da convocação;
  • Ambos os sexos;
  • Ter altura: homens no mínimo 1,60m e mulheres no mínimo 1,55m;
  • Ter diploma do Ensino Médio Técnico, em Estabelecimento de Ensino reconhecido pelo MEC, que habilite o(a) candidato(a) a exercer o cargo da área de interesse do Exército Brasileiro;

Nível Superior:
Oficial Técnico Temporário (OTT)
Salário bruto aproximado: R$9.510,48 a R$11.295,65 (após 2 anos) ou R$14.016,50 (se tiver pós-graduação de interesse do Exército)

  • Administração;
  • Comunicação Social;
  • Contabilidade;
  • Direito;
  • Enfermagem;
  • Enfermagem com especialização em Intensivista/UTI;
  • Engenharia Civil;
  • Fisioterapia;
  • Informática;
  • Medicina;
  • Farmácia;
  • Odontologia;
  • Veterinária;
  • Outro curso superior concluído ou estar cursando (Oficial Combatente Temporário).

Pré-requisitos do processo seletivo:

  • Ser voluntário;
  • Ser brasileiro nato (Art. 12 da Constituição Federal/1988);
  • Ambos os sexos;
  • Ter exclusivamente até 38 anos de idade no ano da convocação;
  • Ter altura: homens no mínimo 1,60m e mulheres no mínimo 1,55m
  • Ter diploma de nível superior das áreas de interesse do Exército Brasileiro: Biológicas, Saúde, Exatas, Humanas, Sociais Aplicadas, Engenharias, Letras e Assistência Religiosa (Católica e Evangélica), em estabelecimento de ensino reconhecido pelo MEC;
  • Caso necessário, possuir especialização na área de interesse do Exército.

Mais informações disponíveis em: http://www.2rm.eb.mil.br/servicomilitar/