Já me perguntaram se vale a pena estudar várias disciplinas simultaneamente um uma só de modo intensivo No meu caso, a segunda opção funciona melhor. O problema é que o mundo não é assim, infelizmente. Os professores todos precisam comer e pagar contas, simultaneamente.
Na universidade e nos cursinhos, você é exposto a várias matérias de uma vez. E aí tem que adaptar sua memória e seu processamento a várias situações diferentes: provas, trabalhos, apresentações orais, pesquisas, visitas. Quando tenho oportunidade de preparar meu próprio estudo, dedico-me integralmente a uma disciplina, após um cuidadoso estudo do tempo e das prioridades. A única coisa que permanece universal – com questões de todas as disciplinas – é a avaliação semanal. Eu sempre preciso estar pronto para responder a qualquer questão, a qualquer momento.
Outra coisa que me causa incômodo é a síndrome da fotocópia. Um estudante universitário, por exemplo, coleciona centenas de fotocópias de capítulos de livros durante seu tempo de formação. Raramente ele lê um livro inteiro durante o curso. O que fazer com essa cópias ? Geralmente elas vão para o lixo, após a limpeza de fim do semestre. Minha filosofia é: Uma disciplina de cada vez, um livro de cada vez.
Convido você, estudante a experimentar este método, se tiver oportunidade. Basta entrar em contato para elaborarmos um plano adequado.