Programando com seu Windows 10: DOS SHELL

Seu computador está muito lento ? Ele demora a fazer as coisas ? Se a resposta for “não”, ele provavelmente é uma máquina nova. Isso porque o Windows guarda muito lixo no disco rígido. E não é só o Windows ! Seus navegadores também acumulam coisas. O Edge, o Chrome, O Firefox, o Opera, todos os navegadores guardam coisas no disco para acelerar as navegações futuras, para entender por onde o usuário esteve, para guardar credenciais de sites etc. Com o tempo essas coisas pesam e isso por uma razão muito simples. Há um limite prático para a quantidade de arquivos em um diretório do Windows. Depois desse limite, o Windows fica desagradavelmente lento.

Vamos fazer uma experiência que só serve para quem tem Google Chrome instalado. Na tela do Windows existe um local para pesquisar. Entre lá e digite CMD. Depois aperte [enter].

Com isso você entrará no DOS, o antigo sistema operacional do Windows.

Digite:

dir .\AppData\Local\Google\Chrome\”User Data”\Default\”Application Cache”\Cache

Muita atenção nas aspas do comando, porque o DOS não gosta de espaços em nomes de pastas.

Após o [enter] você verá uma tela parecida com esta:


No meu caso, foram 380 arquivos. Quero apagá-los, pois são virtualmente inúteis e tornam o navegador Chrome lento. Assim, vamos fazer um programa para isso. Para criar o programa, vamos usar o editor de texto [ notepad.exe ]. Na própria tela do DOS, digite:

Notepad

…e digite [enter]

O pequeno programa que vamos escrever é o seguinte

@echo off echo S > resposta.txt
del .\AppData\Local\Google\Chrome\”User Data”\Default\”Application Cache”\Cache\*.* < resposta.txt

Este é um programa escrito em Shell e pode ser salvo com o nome [ limpa.bat ]. Tome o cuidado de remover a extensão [ txt ] do arquivo (automaticamente colocada pelo Notepad ), porque senão ele não executa. Grave em seu diretório este arquivo e não em [ Documentos ], como é comum. O seu diretório tem o formato [ C:\Users\seunome ].

Para executar, depois de gravar, é só digitar:

limpa

…e depois apertar o [enter]

Se você executar o comando da tabela anterior vai ver que os arquivos sumiram. Vale explicar os comandos que usamos neste script:

Linha 1: Faz com que o DOS pare de repetir os comandos que você digitar no programa.

Linha 2: Cria um arquivo chamado [ resposta.txt ] com um “S” e um [enter] lá dentro.

Linha 3: Manda apagar todos os arquivos do diretório especificado, confirmando a ordem com o conteúdo do arquivo [ resposta,txt ]. O sinal de “<” é um redirecionamento de entrada para o comando [ del ], que efetivamente apaga os arquivos. Cuidado com o comando [ del ]. Ele é perigoso !

O que aprendemos ?

  1. É possível programar em Windows 10 usando uma linguagem, chamada DOS Shell.
  2. É necessário usar um editor de texto para escrever programas.
  3. DOS-Shell pode atuar sobre arquivos do sistema operacional.

[ anterior ]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *