O WordPress foi criado em 2003 por Matt Mullenweg em PHP, baseado no projeto b2, de Michel Valdrigh. Hoje, colaboram no núcleo do programa Ryan Boren, Donncha O Caoimh, além de uma legião de entusiastas. WordPress é fácil de instalar e de usar, Sua curva de aprendizado com o tempo é altíssima, possibilitando ao neófito criar conteúdos de modo muito rápido e profissional. O backend do WordPress baseia-se no banco de dados MySQL.
O usuário do WordPress deve ter em mente que o importante é o conteúdo e não a forma. A qualquer momento o jeito como seu site se comporta na exibição e na edição pode mudar, devido a uma atualização de versão (que você precisa realmente para corrigir falhas). O administrador do site precisará atualizar a versão do PHP, por exemplo, ou será obrigado a usar o novo (em junho/2020) editor Gutenberg; enfim, usar o WordPress gratuito não nos livra de constante atualização e adaptação.
O WordPress tem a propriedade de transformar qualquer pessoa em um dono de jornal, graças à fácil manipulação de artigos e a flexibilidade em sua exibição. As ONGs nacionais e estrangeiras descobriram o poder do WordPress ao usá-lo em seus sites.
Existe a opção de usar os serviços pagos de WordPress.com. Ali, as atualizações são feitas automaticamente pela equipe da Automatic, mas se você quiser instalar plugins (e vai precisar) terá de assinar a versão corporativa do serviço, a um custo aproximado de US$ 120,00 por mês.
É aconselhável que o administrador de um site WordPress conheça bem a linguagem HTML. O usuário comum do site não precisa, mas em vários momentos (inclusive na mudança de versão) o administrador precisará usar o HTML para obter o que o usuário precisa.
Entre em contato para maiores informações.