12/07/2024
ImpaTech
Sob a supervisão da professora de Habilidades Linguísticas, Cilene Rodrigues, os alunos de Matemática da Tecnologia e Inovação organizaram a 1ª Mostra de Xenolinguística do IMPA Tech. A apresentação dos trabalhos foi realizada nesta quinta-feira (11) e foi avaliada por professores e pesquisadores do IMPA, da PUC-Rio e da UFRJ.
Os trabalhos foram desenvolvidos na disciplina de Habilidades Linguísticas e são baseados em línguas hipotéticas, as “línguas alienígenas”, que possuem sintaxe similar à das línguas humanas. A professora Cilene explicou que a ideia do projeto é inverter a lógica de ensino tradicional, oferecendo as ferramentas de aprendizagem aos alunos. “O projeto de xenolinguística funciona como uma sala de aula invertida porque é o aluno que formula o projeto, cria e alimenta uma língua. A partir dessa construção, os estudantes aprendem como estruturar uma língua para então entender como funciona uma gramática”, afirmou.
A feira de apresentações foi organizada pelos alunos da graduação, que se dividiram em comissões para estruturar o evento. “Democraticamente, escolhemos a banca avaliadora, os critérios que fariam sentido para refletir o trabalho e esforço dedicados ao longo do semestre. Foi um trabalho muito colaborativo. A decisão de dar autonomia aos alunos é muito empoderadora e capacitante para nossa vida acadêmica”, afirmou a aluna Gabriely Rocha.
Além de Cilene Rodrigues, a banca avaliadora foi composta por outros linguistas de instituições convidadas e matemáticos do IMPA. Milton Jara, professor de Cálculo do IMPA Tech, a doutoranda Ana Cristina Araújo e o pós-doutorando Daniel Yukimura representaram o IMPA. Já os professores Marcus Maia (UFRJ), Aniela Improta (UFRJ), Maria Eugenia Duarte (UFRJ) e Leonardo Berenger (PUC-Rio) foram os linguistas convidados.
Sê o primeiro