Skip to content
- Association for Computational Linguistics
- GEL / UERJ – Grupo de estudantes de linguística da UERJ.
- Instituto Weinzenbaum – O objetivo do Instituto Weizenbaum é suprir a necessidade de pesquisa sobre o impacto social da digitalização, além das questões técnicas e legais que ela levanta. Com base nas descobertas da pesquisa, opções de ação são desenvolvidas para o governo, empresas e sociedade civil. Durante a fase inicial de cinco anos do instituto (09/2017-09/2022), 21 grupos de pesquisa foram designados para quatro áreas de pesquisa. No período de pesquisa atual, o foco está nas seguintes 4 áreas: (1) Tecnologias digitais na sociedade: entre oportunidades de participação e novas desigualdades (2) Mercados digitais e esferas públicas em plataformas: entre o bem comum e os imperativos econômicos (3) Organização do conhecimento: entre abertura e exclusividade (4) Infraestruturas digitais na democracia: entre segurança e liberdade
- Projeto Linguística e Ensino (PL&E) – Este canal é voltado à disponibilização gratuita de material didático para o ensino de português na educação básica (ensinos fundamental e médio) e ao compartilhamento de vídeos, textos de apoio e chamadas de eventos na área de Linguística. Essa iniciativa é parte do projeto de extensão “Linguística e ensino” (ILE/UERJ), coordenado pela professora Quezia Oliveira, que visa à divulgação científica na área de Linguística e ao suporte teórico nesta área a professores de língua na educação básica. As atividades pedagógicas aqui oferecidas buscam colocar em prática discussões atuais no âmbito da linguística, especialmente dentro do escopo da Sociolinguística educacional.
- Stanford University – The computational linguistics program.
- The University of Edinburgh – Institute for Language, Cognition and Computation (ILCC)
- University of Washington – Department of Linguistics
- Usp – São Carlos – ICMC – Centro de pesquisa em Linguística Computacional, com um excelente curso gratuito, abortando Python, NTLK e Spacy.