Geralmente o livro inicial de qualquer curso de linguística é o (Saussure, 1915): “Curso de Lingüística Geral“.
“Ferdinand de Saussure (Genebra, 26 de novembro de 1857 — Morges, 22 de fevereiro de 1913) foi um linguista e filósofo suíço, cujas elaborações teóricas propiciaram o desenvolvimento da linguística enquanto ciência autônoma. Seu pensamento exerceu grande influência sobre o campo da teoria da literatura e dos estudos culturais.
Saussure entendia a linguística como um ramo da ciência mais geral dos signos, que ele propôs que fosse chamada de Semiologia. Graças aos seus estudos e ao trabalho de Leonard Bloomfield, a linguística adquiriu autonomia, objeto e método próprios. Seus conceitos serviram de base para o estruturalismo no século XX.”
Wikipedia
A antiga obra foi escrita por alunos de Saussure, como resumo de notas de aula.
I. Mas como primeira leitura eu recomendo o instigante texto (Sampaio, 2015), resgatado aqui, sobre a união da Linguística, psicologia e neurociência:
Sampaio. T.: “Linguística, psicologia e neurociência: a união inescapável dessas três disciplinas“
Thiago Oliveira da Motta Sampaio, Aniela Improta França, Marcus Antônio Rezende Maia. Revista linguíStica / Revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Volume 11, número 1, junho de 2015, p. 230-251. ISSN 2238-975X 1. Disponível em < https://doi.org/10.31513/linguistica.2015.v11n1a4632 >.
II. Se o seu inglês é bom, minha recomendação de leitura seguinte é o (Fasold, 2006): “An Introduction to Language and Linguistics”. Veja a Área 51 deste site.
III. Deixemos agora que o ChatGPT nos auxilie: