Coisas que o aluno deve saber sobre estágios.

Prá muita gente o estágio é um mistério. Assim elaborei um artigo simples sobre o assunto.

  1. Se você estuda numa escola técnica ou numa universidade, precisará estagiar. Para se formar, você precisa de um certo número de horas trabalhadas em estágios. Por exemplo, você não se forma em pedagogia se não estagiar numa instituição educacional registrada no MEC.
  2. O estágio é o momento em que um funcionário experiente (supervisor) vê a oportunidade de passar sua experiência a um estudante, cuidando dele ou dela como se fosse de sua própria família. É também quando o aluno ou aluna toma contato com os problemas e métodos típicos da profissão.
  3. O estágio é uma disciplina formal do currículo da instituição de ensino e não algo separado.
  4. Há empresas que ofertam estágios para estudantes de carreiras específicas. Eles fazem convênios com as universidades, porque precisam entregar relatórios periódicos sobre os alunos e suas atividades.
  5. Geralmente um estágio de nível superior pode durar dois anos e não pode ser renovado.
  6. Os alunos rebem tarefas na empres que oferece estágio. Mas nem sempre essas tarefas são condizentes com o curso. Assim, é preciso conversar com a divisdão de estágio da empresa e saber como as coisas são. Geralmente, quando uma empresa tem uma divisão de estagios, já é bom sinal.
  7. Geralmente os estágios são oferecidos anualmente.
  8. O aluno ganha uma ajuda de custo, nunca maior que um salário-minimo. Muitas vezes recebe vale-refeição – assim não precisa levar marmita. Obrigatoriamente recebe vale-transporte. Tem também direito a gozar férias.
  9. O horário do estagiário nunca supera 40 horas semanais. Isso é para o pessoal que estuda à noite. Mas considero abusivo. O ideal é o estágio não superar 20 horas semanais, mesmo porque o aluno precisa estudar.
  10. O estagiário tem direito a horário especial, principalmente durante as provas.
  11. Há uma ideia generalizada de que o estagiário sempre pega as piores tarefas, que ninguém quer. Mas isso não é verdade em boas empresas. Os estagiários são fonte de ideias novas e muitas vezes se tornam funcionários das empresas. Mas depende da intuição, da técnica e do senso de oportunidade deles.
  12. Há uma série de regras tácitas de comportamento entre supervisor e estagiário. Por exemplo, um funcionário nunca leva um estagiário sozinho para almoçar. O mesmo se dá com reuniões a portas fechadas. Deve sempre haver pessoas de ambos os lados participando, por exemplo dois funcionários e dois estagiários. Mas depois eu explico melhor.
  13. Geralmente o estágio de nível superior só pode ser feito a partir do quinto período.
  14. Para estudantes de medicina, o estágio tem outro nome: é a famosa residência.
  15. Alguns sites interessantes de estágio:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *