Japonês

Origens

Uma língua, uma cultura ?

Sim e não.

O Brasil abriga a maior colônia japonesa fora do Brasil. No entanto, os japoneses mais antigos estão desaparecendo e, sinceramente, os filhos e netos de japoneses são mais brasileiros que os brasileiros. Eles guardam o melhor de nossa cultura: do futebol à caipirinha; do carnaval ao natal. E ainda protegem outros valores: a honestidade, as artes marciais, a culinária, o valor do estudo e do trabalho duro.

O que está sumindo por aqui é a língua japonesa. E precisamos proteger esse patrimônio a todo custo. Porque o japonês que ainda se fala aqui tem quase 80 anos de idade ! Mas com a Internet, o constante contato de primos e primas, ou a perda de interesse dos jovens, a língua está se unificando novamente com a da nação-mãe – perdendo o charme antigo – ou simplesmente sumindo.

Como guardar essa variedade ?

Eu pensei em pedir aos (ainda) falantes japoneses vivos que gravassem entrevistas em sua língua original. Seria uma preciosidade. Mas isso depende de muita mobilização, conhecimento e método e talvez seja tarde. Depois seriam os nissei, falando de suas vidas – não necessariamente em japonês, pelo visto. E por fim os sansei e demais descendentes.

Está na hora de entender por que o Brasil de hoje é melhor que o de ontem – por causa também da imigração japonesa.

Watashi wa Pauro des. Dozo yoroshiku !