MPF pede investigação sobre ‘apagão’ nos computadores da Presidência

Estadão Conteúdo
12 de novembro de 2022 12:30

Queima de arquivo ou ataque hacker? MPF pede investigação sobre ‘apagão’ nos computadores da Presidência.

Formatação dos computadores da Presidência teria ocorrido cinco dias depois da confirmação da derrota de Bolsonaro para Lula.

O Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF-DF) pediu na sexta-feira a abertura de uma investigação sobre um “apagão” de documentos nos computadores do Palácio do Planalto.

A suposta formatação dos computadores da Presidência da República teria ocorrido em 4 de novembro, cinco dias depois da confirmação da derrota do presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições.

A notícia foi publicada em primeira mão pelo portal Metrópoles.

O que o MPF quer saber


O órgão pediu que a Secretaria-Geral da Presidência explique de quem partiu a ordem de formatação dos HDs e se algum procedimento administrativo foi aberto para investigar as causas e os responsáveis.

O MPF disse que os “fatos são graves e suficientes para instaurar uma investigação”. Também afirmou que a Presidência da República não esclareceu se computadores foram formatados, se arquivos foram danificados ou apagados, se dados sensíveis foram vazados, se dados públicos foram perdidos ou se houve alguma apuração interna sobre a origem do ataque.

[Leia no original]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *