O buraco na parede.

Por Sugata Mitra.

No início de 1999, alguns colegas e eu colocamos um computador na abertura de uma parede perto de nosso escritório em Kalkaji, Nova Delhi. A área estava localizada em uma extensa favela, com pessoas desesperadamente pobres lutando para sobreviver. A tela era visível da rua, e o PC estava à disposição de quem passasse. O computador tinha acesso online e vários programas que podiam ser usados, mas não havia instruções para seu uso.

O que aconteceu a seguir nos surpreendeu. Crianças saíram correndo da favela mais próxima e grudaram no computador. Eles não conseguiam o suficiente. Eles começaram a clicar e explorar. Eles começaram a aprender como usar essa coisa estranha. Algumas horas depois, um Vivek visivelmente surpreso disse que as crianças estavam realmente navegando na web.

As regras de ouro para o bom convívio nos grupos de discussão.

Adaptado de [ https://comunicadores.info/as-10-regras-de-ouro-nos-grupos-de-whatsapp/ ] e das regras de grupo do Facebook, por Hali Omani / I2.

Os grupos de discussão fazem parte de nossas vidas, para o bem ou para o mal. Você provavelmente participa de algum grupo, seja o grupo do trabalho, da escola, grupo dos vizinhos do condomínio ou o tão comum grupo da família.

Quando bem usados, os grupos de discussão podem realmente ajudar, divertir, informar ou facilitar bastante a vida dos participantes. O problema é quando o grupo sai de controle e as pessoas começam a se comportar mal, desvirtuando totalmente o objetivo inicial daquele grupo. Para tentar ajudar com esse problema tão comum, montamos uma lista com regras para grupos.. E caso você seja um administrador de algum grupo, no final desse artigo você poderá copiar a versão resumida dessas regras, que podem ser inseridas diretamente na descrição do seu grupo.

Esses são princípios gerais, que servem como “regras de convivência” para grupos e que valem ser compartilhadas:

  1. Respeite a Constituição Federal de 1988. É nossa lei maior.
  2. Tenha foco e vá direto ao ponto. Não compartilhe mensagens irrelevantes sobre outros tópicos. Se o grupo foi criado com uma finalidade, respeite seu objetivo. Quanto mais pessoas no grupo, mais objetivas devem ser as mensagens. Vá direto ao ponto. Isso significa que as famosas mensagens motivacionais ou aquele “bom dia grupo” devem ser evitadas. Lembrando, nosso grupo foi criado para que aproveitemos o máximo nosso condomínio.
  3. Escreva tudo de uma só vez. Poste sua mensagem em um único texto. Se cada palavra ou frase que você escrever for uma nova mensagem, serão várias notificações em celulares alheios. Isso pode irritar os outros integrantes.
  4. Tenha discrição. Não trate o grupo como se fosse uma conversa privada. Nunca use um grupo para repreender ou constranger outro integrante. Se for tratar de um assunto pessoal com alguém, mande uma mensagem privada.
  5. Respeite Horários. Mesmo que para você seja comum dormir muito tarde ou acordar muito cedo, lembre-se que nem todos são assim. A menos que seja uma emergência, evite postar algo nos grupos após as 21 horas da noite ou antes das 7 horas da manhã. Isso, eu confesso que preciso aprender a fazer, como administrador. Estou melhorando.
  6. Evite áudios longos. Na maioria das vezes um áudio longo pode ser resumido em uma frase curta. Se possível, escreva em vez de enviar mensagens de áudio. É mais prático e muitas vezes é possível resumir a informação.
  7. Preserve sua imagem. Não fale no grupo nada que você não falaria pessoalmente para cada integrante. Evite polêmicas ou assuntos delicados, como política, futebol ou religião (exceto quando o grupo tenha sido criado para tratar desses temas).
  8. Não mexa onde não deve. Não mude a imagem, o nome ou a descrição do grupo, a menos que você seja o administrador ou tenha a permissão dele para fazer isso.
  9. Pergunte antes de adicionar. Sempre pergunte a alguém se você pode adicioná-lo ao grupo antes de fazer isso. Se a pessoa topar, converse com o administrador pra adicioná-la. Ir parar em um grupo sem nem saber do que se trata é algo muito desagradável.
  10. Evite brigar. Não vale a pena. Um grupo é como a sociedade em geral – pessoas pensam de modo diferente e têm variados níveis de educação. Além disso, mal-entendidos ou mensagens mal interpretadas podem surgir. Respire fundo e evite entrar em discussões desnecessárias. Seja gentil e educado.
  11. Quando chegar a hora, dê adeus. Quando o grupo cumpre com seu objetivo e não acrescenta mais nada, é sempre melhor encerrá-lo. O mesmo se aplica quando você é participante de algum grupo e vê que não vale mais a pena ficar nele. Escreva uma breve mensagem de despedida e saia do grupo.
  12. Administrador: Deixe claras as penalidades para o desrespeito às regras. Seja justo e equilibrado ! As penalidades podem variar de: aviso privado, apagamento da mensagem, aviso público, suspensão por determinado período, suspensão permanente.
  13. Nada de Fake News. Nada de mentira.
  14. Combata o ódio e o Bullying – Garanta que todos estejam bem. Bullying não é permitido. Comentários degradantes ou que incitem histeria também não. Comentários raciais, religiosos, críticas sobre culturas, sexuais e de gênero estão fora.
  15. Respeite os direitos intelectuais. Cite sempre fontes, marcas registradas, autores etc.
  16. Sem conteúdo de impacto. Violência, nudez, suicídio, maltratos a animais, terrorismo estão fora.
  17. Cybersegurança: Não crie posts que ameacem a segurança dos membros do grupo. Por exemplo, se você é um visitante na casa de alguém, não publique fotos do interior da residência sem autorização (!).
  18. Nada de promoções. Pirâmides, autopromoção ou Spam não vale.
  19. Aplique firmemente as penalidades. Se alguém atropelar as regras, aplique as penas ! É salutar para quem erra e quem aplica. Senão ninguém respeita.

O I2 e o PVS Adelaide Barbosa

Em fevereiro de 2021, a coordenação do Pré-Vestibular Social (PVS) Adelaide Barbosa pediu ao Instituto Imbuhy colaboração para a solução de um problema: A pandemia estava dificultando a preparação gratuita de seus alunos para o ENEM, outrora presencial.
Em tempo recorde, registramos o domínio e montamos o site, com tecnologia Drupal e Moodle, com a excelente colaboração do provedor Weblink. Paralelamente, o PVS nos fez conhecer tecnologias como o Google Classroom, o ToAqui, o Moodle para dispositivos móveis e outros. Aprendemos também como a sociologia e a etnografia da tecnologia são essenciais para oferecer soluções a qualquer comunidade. Nem sempre uma solução vem no tempo certo e de modo certo. O importante é ser flexível.
Nosso intercâmbio tem sido proveitoso e certamente os mais de trinta alunos foram beneficiados. Muitos já foram aprovados já em 2021 e 2022: na UFRJ, na UERJ, no IFES e no CEDERJ

O curso continua, remotamente, todos os sábados, de 08:00 às 18:30. Todos os professores e monitores são voluntários.