Neste vídeo, podemos ver que o site original trazia três fotos em galeria, lado a lado. No site atual, as fotos ficaram uma sobre a outra e sem as dimensões originais. Além disso, elas não vieram para a biblioteca de mídia porque eu usei Ctrl-C / Ctrl-V. Isso trouxe apenas os links. Quando as figuras no site original se forem, estas aqui também desaparecerão, o que é indesejável. É necessário manter as imagens em biblioteca, para pesquisa, indexação, anotação geográfica etc.
A renovação do site do Professor Dalton.
Em novembro de 2025, iniciamos o estudo para renovação do site do “Herr Professor” (como eu o chamava). Pude contar com a valiosa ajuda da pesquisadora Jade Cerejo Ribeiro, que foi me orientando na parte artística, de acesso e didática, entre outras.
Trata-se de um interessante estudo de preservação de herança digital. O que deveria ser preservado ?
- Os direitos autorais.
- A coerência do texto com a mídia.
- A estrutura, quando possível.
- A disposição do material e o estilo, quando possível.
- Os relacionamentos humanos desenvolvidos à época – ou seja, o contexto social que levou ao site antes, durante e depois de sua feitura.
- A memória do professor.
- A privacidade, o respeito ao luto e demais direitos da família.
- Os créditos dos participantes.
- A utilidade do site para estudantes, professores e pesquisadores.
Um aspecto de pesquisa feita no ChatGpt foi destacado por Jade:

Deixei aqui o acesso aos prompts completos do ChatGPT, para que possam ser úteis aos profissionais que estejam enfrentando os mesmos problemas.
Quem quiser colaborar, pode clicar aqui.
Nota de falecimento.
Foi com imenso pesar que recebi, enquanto viajava, a notícia do falecimento de nosso querido professor – o Dr. Dalton Almeida Raphael.
A noticia me foi passada há pouco por sua colaboradora, Laís dos Santos Jasmin, que pediu desculpas pelo atraso, mas teve a atenção de nos avisar assim que pôde.
O professor Dalton faleceu ontem, 23 de fevereiro de 2025, devido a problemas cardíacos. Hoje foi realizado o velório e a cremação.
Seu trabalho persiste ainda no WordPress (e não mais no site pedrachave.org por enquanto). Está sendo migrado e vamos lutar para que se perpetue como merece.
Aguardamos notícias sobre os próximos eventos em homenagem ao eterno mestre.

