A aula de hoje versou sobre Hidrostática, a definição de densidade e empuxo.
Na segunda, dia 21/08/2023, postei um exercício que foi questão da prova de 2000 da UERJ. Simples, mas interessante.
O conteúdo da aula está no meu site de física, na plataforma Moodle (Clique aqui).
Em breve publico a lista de chamada e a solução detalhada do exercício. Também vou atualizar o formulário, com a definição: densidade = massa / volume.
Lembrando que, no Sistema SI, a densidade é dada em Kilogramas por metro cúbico, mas é frequente o uso de gramas por centímetro cúbico e também gramas por litro.
O formulário foi atualizado em [ https://treinamentolivre.com/adelaide/?page_id=554 ]
SOLUÇÃO:
O aluno deve lembrar que, em aula, eu disse o seguinte:
“Quanto menos denso um objeto é em relação ao líquido onde repousa, mais do volume dele aparece na superfície. Quando mais denso o objeto é em relação ao líquido, mais ele afunda. Até que, quando o objeto tem exatamente a densidade do líquido, ele afunda completamente mas fica estável em qualquer posição”.
Pois bem: os resultados das medidas de afundamento foram: X=7/8, Y=5/6, Z=3/4. Mas nós não queremos saber de afundamento e sim do volume de cada um que ficou de fora. O volume maior que ficou de fora mostra o líquido mais denso, já que o objeto serve como uma sonda de densidade.
Para calcular os volumes que ficaram de fora, basta lembrar que 100%=8/8=6/6=4/4=1. Então, para os novos valores,
X=(8/8)-(7/8) =1/8,
Y=(6/6)-(5/6) = 1/6,
Z=(4/4)-(3/4)=1/4 .
Mas eu preciso achar o mínimo múltiplo comum de 8,6,4 para colocar o denominador uniforme e poder comparar os valores. Esse denominador é:
8,4,2 | 2
4,3,2 |
3.4.2=24. Pronto. Vamos reescrever os quocientes:
X=3/24;
Y=4/24;
Z=6/24 .
Dá prá ver que X,Y e Z já estão em ordem crescente. Assim, a menor densidade é X e a maior é Z !
Note que, quando o professor informa que os líquidos são “não miscíveis”, ele quer dizer que eles não se misturam (e não se contaminam), permanecendo então puros.