Aula 6 de Física: 06/05/2023

Hoje a aula de física foi inesperada, por um urgência da professora que estava alocada neste horário.

Muito obrigado pela atenção de todos !

  • Fiz uma observação sobre o problema dos caças. Eu acrescentei que o míssil consegue desenvolver a sua velocidade máxima, em qualquer referencial. Assim evitei o problema do míssil viajar a uma velocidade maior que sua capacidade projetada na fábrica, por ter sido lançado de um avião já muito veloz.
  • Falei sobre movimento acelerado, usando os exemplos do foguete (dica de Amanda), do carro (dica de Geovanna), e do asteróide (dica de Amanda). Essa foi a primeira vez em que vocês viram a fórmula V=a.t . Faremos, durante a semana, muitos exercícios relativos a esta fórmula, usando os três exemplos. Somente exercícios de vestibular. Para maiores detalhes sobre a fórmula, veja o novo formulário de física.
  • Achei um vídeo bem maneiro mostrando as trajetórias das sondas Voyager-1 e Voyager-2. Este vídeo mostra que na, realidade, não existem muitas trajetórias “retas” no espaço. As sondas, apesar de viajarem em MRU (movimento retilíneo uniforme) em certos momentos, por cruzarem diversos pontos de Lagrange (sem aceleração), estão aceleradas na maior parte do tempo. Isso quer dizer que elas estão submetidas a variadas forças. Se tem aceleração, tem força atuando. Notem também que as acelerações muitas vezes mudam apenas a direção do movimento e não o módulo da velocidade. Isso quer dizer que muda a trajetória, mas a “corrida” – metros por segundo – às vezes é a mesma.
  • Observem que, quando as sondas chegam a Júpiter, são “violentamente” atraídas para uma nova trajetória que praticamente as une. Isso ocorre porque Júpiter tem uma massa muito grande e assim, produz uma aceleração muito forte.
  • Eu sei que vocês têm pouco tempo disponível, mesmo porque os os outros professores estão recomendando a leitura de livros e a feitura de exercícios. Mas quem tiver tempo, assista ao vídeo sobre as missões Voyager, feito pela Astrum. O vídeo está em inglês australiano, mas vocês não precisam dominar essa língua. Basta assistir que já dá um arrepio na espinha e reforça as ideias do vídeo anterior. Acostumem-se a ouvir inglês e espanhol, pois vocês vão escolher um dessas línguas para prova. O conteúdo do vídeo não cai no vestibular, mas reforça intuitivamente a ideia da aceleração estar relacionada com massa. Isso vai ser importante daqui a duas aulas.
  • Recomendei que vocês assistissem no Youtube as diversas palestras do professor Sérgio Sacani, um geofísico com uma sensacional capacidade de explicar Física e Astronomia. Para mim ele é um dos melhores divulgadores da ciência brasileira nessas áreas.
  • As notas de aula estão aqui.

2 Comments

  1. hali.omani said:

    Chamada de Física – 06/05/2023 – sábado -14:00-15:30
    Professor: Paulo Santos
    Coordenadora: Joana Forte (Obrigado !)

    Sara Araújo
    Adriana Martins
    Aline Castro
    Amanda Paiva
    Betina Rodrigues
    Gabriel Moraes
    Geovana Vicente
    Giovanna Gonçalves
    Isabelle Silva
    Karmell Galdino

    Agradeço aos alunos e alunas pela excelente participação.

    6 de maio de 2023
    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *