Não vou ficar explicando a origem da linguagem Python, nem ensinando o leitor a programar. Apenas digo que você precisa instalar Python agora, em seu Windows, em seu Android, em seu Linux, em seu macOS. E por quê ? Simplesmente porque Python é excelente para IA. E se você está aqui, é um apreciador do assunto.
Python
Há alguns meses atrás era preciso instalar versão 3.8.8 / 32 bits do Python e a versão 32 bits do Connector, senão ele não funcionava no Windows 10 Pro. Atualmente esse problema foi resolvido. Você irá instalar a versão 3.9 do Python 64 bits . Não se esqueças de adicionar o path, como manda a última linha do instalador.
MySQL Installer
Quando você tiver terminado de instalar Python, baixe o MySQL Installer (O mysql-installer-community-8.0.26.0.msi é o que tem mas de 450 MB de tamanho) execute-o e instale o item Connector. O site pede login na rede da Oracle, mas escolha “No thanks, just start my download“.
Será que você vai precisar instalar o banco de dados MySQL em sua máquina ? Não, se o seu provedor tiver instalador desse banco de dados disponível no pacote. Nesse caso você só vai precisar conectar a um banco já existente na web. Essa foi a minha escolha.
No Windows 10, você precisará o Visual Studio. O Installer vai encontrá-lo para você. Esse é lento prá chuchu ! Vai deixar sua máquina sonolenta. Mas vai valer a pena acessar MySQl a partir do Python, com o Connector.
Depois dessas operações, instalei o PyCharm, que é uma interface para programar na linguagem Python; uma espécie de IDE.
Então, resumindo:
- Python penúltima versão
- MySQL Installer
- MySQL Connector
- Microsoft Visual Studio
- PyCharm
Agora você está pronto para programar em Python e, quando necessário, terá tudo o que precisa para conectar num banco de dados MySQL da web. Dê uma olhada no curso de programação Python da FIAP. É bem legal. Mais tarde você aprenderá sobre o uso do MySQL e dos sistemas noSQL, sem pressa.
Quer programar Python mas não quer instalar ? Leia o post a seguir.
[…] Veja como instalar Python em seu computador. […]
Leia também o artigo:
“Existe Python para celular ?“