IA salva o sexto vôo da Ingenuity.

Nasa, 17 de maio, 2021 – Håvard Grip

(c) 2021 – Nasa – JPL

O helicóptero Ingenuity, em missão no planeta vermelho, fez hoje seu sexto vôo autônomo, ficando a 10 m de altura do solo marciano. Em dado momento, o sistema de aquisição de imagens perdeu um quadro e o aparelho perdeu sua estabilidade, por falta de sincronismo. Mas graças à flexibilidade do sistema de navegação com inteligência artificial, o helicóptero pousou a apenas 5 m do alvo e não sofreu danos.

A Ingenuity não é pilotada da Terra, pois um sinal demoraria muito tempo para chegar a Marte. Assim, o IMU do aparelho tem autonomia para tomar decisões, com base em planos e objetivos previamente definidos.

No 91º sol da missão Mars 2020 Perseverance rover da NASA, o Ingenuity Mars Helicopter realizou seu sexto vôo. O objetivo foi expandir o área de vôo e demonstrar as capacidades de obtenção de imagens aéreas estereópticas de uma região de interesse a oeste. A Ingenuity foi comandada a subir a uma altitude de 33 pés (10 metros) antes de transladar 492 pés (150 metros) para sudoeste a uma velocidade de solo de 9 mph (4 metros por segundo). Nesse ponto, era para voar 49 pés (15 metros) para o sul enquanto fazia imagens em direção ao oeste, então voar mais 164 pés (50 metros) para o nordeste e pousar.

A telemetria mostra que a primeira etapa de 150 metros do vôo saiu sem problemas. Mas no final daquela etapa, algo aconteceu: a Ingenuity começou a ajustar sua velocidade e a se inclinar para frente e para trás em um padrão oscilante. Este comportamento persistiu durante o resto do vôo. Antes de pousar com segurança, os sensores a bordo indicaram que a aeronave de asas rotativas encontrou variação de rotação e inclinação de mais de 20 graus, grande atividade de controle e picos no consumo de energia.

[ Veja mais no site do Sergio Sacani: Space Today ]

Sê o primeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *