‘Everything is going to be turned upside down’: Michio Kaku on the new world of quantum computing

From magazine issue: 29 April 2023 – Spectator

Se você já se perguntou como funcionaria uma capa de invisibilidade, como terraformar Marte, como criar um campo de força, se estamos vivendo em uma simulação do tipo Matrix ou a que distância estamos de um dispositivo de teletransporte funcional, Michio Kaku é o seu homem. Em livros como Física do Impossível, Física do Futuro e Mundos Paralelos, Kaku combina o talento científico do professor de física teórica que é com a maravilha de um geek de ficção científica.

Isso é adequado para alguém que cresceu adorando nos altares gêmeos de Albert Einstein e Flash Gordon. “Tudo começou quando eu tinha oito anos”, diz ele. ‘Todos os jornais diziam que um grande cientista havia morrido. E disseram que em sua mesa havia um manuscrito que ele não conseguiu terminar. Fiquei fascinado por isso. E então procurei quem era esse homem que não conseguiu terminar este livro. O que havia nele? Bem, o nome do homem era Albert Einstein. E esse livro seria a teoria de tudo. Uma equação talvez com não mais do que uma polegada de comprimento que nos permitiria “ler a mente de Deus”. Bem, eu estava consertado. Fiquei fascinado. Eu precisava saber o que havia naquele livro.

Quando Kaku, de oito anos (que, aliás, deixou sua mãe consternada ao construir um acelerador de partículas na garagem da família em San Jose para um projeto de ciências da escola) não encontrou nada na biblioteca que pudesse explicar a teoria de Einstein para ainda criança, ele se voltou para a ficção científica. ‘Está tudo lá na série original Flash Gordon: armas de raios, invisibilidade, civilizações extraterrestres, energia nuclear.’ Ele está convencido de que as duas grandes paixões de sua vida – ‘a teoria do campo unificado, por um lado, e a ficção científica, por outro. outro’ – estão ‘relacionados entre si’.

[ Leia o artigo na íntegra, no original ]

Sê o primeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *