Yulia Lebedeva, inimiga pública número 1.

Um filme russo traz uma sequência empolgante, que demonstra de modo excelente o poder que as fake news e outras técnicas teriam na guerra, se uma capacidade excepcional de comunicação, processamento e a IA estivessem nas mãos de forças malignas ao interesse comum humano (se é que isso existe). Por enquanto, ainda é caro fazer isso, mas quando o dinheiro de uma nação está nas mãos de um governo inescrupuloso, vai ficando viável. É só contratar as ferramentas certas.

O filme é “Incursão Alienígena”, do diretor Fedor Bondarchuk. Não é para mim um filme da categoria [essenciais]. Mas a sequência, que começa em 01 h, 18 min e 57 s, mostra quando uma poderosa nave alienígena comandada por uma IA interfere nas comunicações russas e determina que a heroína terrestre do filme, Yulia seja caçada e morta por toda uma nação, através de manipulação de comunicações, fake news, deep fake, hacking de estações de TV, rádio e telefonia digitais – civis e militares. Esse tipo de ataque é chamado de “cyberdisinformation”.

Quem puder e tiver um tempinho, acompanhe a sequência no NetFlix.

Qualquer semelhança com a história recente do Brasil e do mundo não deve ser mera coincidência. Resta saber quem veio primeiro: o ovo ou a galinha.

Sê o primeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *