Biografias, currículos.
- Bruce Schneier : Bruce foi o primeiro nome que conheci na área de segurança da informação. Além de ser um criptógrafo top (ele criou o algoritmo Blowfish), é um professor top, tornando acessíveis os assuntos mais complexos.
- Liane Margarida Rockenbach Tarouco : Essa física, fera gaúcha da computação nacional e internacional, também foi pioneira na área de redes (ela é autora do primeiro livro nacional sobre o assunto) e no ensino da segurança da computação. Assim que a internet ficou disponível no meio acadêmico brasileiro, a professora Liane criou, com seus alunos, um conteúdo aberto sobre segurança e redes. Foram algumas das leituras mais prazeirosas que já fiz.
- Phillip Zimmermann : Em 1991, este pesquisador do Massachusetts Institute of Technology (MIT) criou o PGP, um software que trouxe o mundo da criptografia para usuários comuns. Após vencer a barreira da exportação de criptografia dos Estados Unidos, o PGP ganhou o mundo e se tornou um padrão para criptografia pessoal. Phillip sofreu muita perseguição do governo norte-americano após a publicação do software na Internet e demonstrou muita resiliência na manutenção do PGP disponível para toda a humanidade. Graças a ele ainda existe a possibilidade de privacidade numa comunicação por e-mail, por exemplo. Meu primeiro contato com o trabalho de Zimmermann foi na leitura de uma entrevista dele da revista Wired, que espero trazer – traduzida – para o leitor.