O Alto Custo dos Sistemas Legados na Administração Federal dos EUA.

Enviado por editor em seg, 29/08/2022 - 15:57

Sobre um artigo de Joe McKendrick, Contributing Writer da ZDNET, escrito em Jan. 19, 2011

Os sistemas legados de informática nos EUA representam 36 bilhões de dólares anuais em despesas nas agências federais (46% do orçamento anual). Esses sistemas são aplicações antigas, feitas com tecnologias também antigas e limitadas, se comparadas aos recursos hoje disponíveis. De fato, os administradores de TI estão tendo que decidir entre criar equipes internas dedicadas à manutenção de sistemas legados ou contratar equipes em regime de terceirização. Esta última parece ser a melhor escolha, porque as equipes internas geralmente custam mais caro e acumulam um conhecimento que precisa sempre estar em circulação e não preso nos atuais guetos de tecnologia antiga.

Existem, entretanto, áreas em franco crescimento e inovação no âmbito federal norte-americano: gerência federada de identidade, BPMN, sistemas de informação geográfica e arquiteturas orientadas a serviço.

Deixamos  para mais tarde a discussão sobre segurança da informação e  ciência de dados, que não são abordadas no artigo original, mas é bom ressaltar que o foco é criação e manutenção de software (Ver Ref.2).

 

Referências:

  1. https://www.keyworks.com.br/como-fazer-a-manutencao-de-software-legado/
  2. https://www.zdnet.com/article/study-us-government-spends-36-billion-a-year-maintaining-legacy-systems/