Ficção científica e IA.

A ficção científica tem servido como estímulo de carreiras na área de ciência e tecnologia. Carl Sagan , Isaac Asimov, Robert Heinlein, José Maria Doménech, George Orwell, William Gibson, Philip K. Dick, Frank Herbert, Ray Bradbury, Mary Shelley, Stanislaw Lem, Arthur C. Clarke, H. G. Wells, são apenas alguns nomes de minha geração que inspiraram grande cientistas de hoje. Neil deGrasse Tyson foi influenciado por Sagan. Marcelo Gleiser por Asimov. E é com Asimov que eu abro esta página, afinal foi ele que lançou as Três Leis da Robótica:

  • Um robô não pode ferir um humano ou permitir que um humano sofra algum mal;
  • Os robôs devem obedecer às ordens dos humanos, exceto nos casos em que tais ordens entrem em conflito com a primeira lei;
  • Um robô deve proteger sua própria existência, desde que não entre em conflito com as leis anteriores.

Elas deveriam nortear a pesquisa de IA mas, desafortunadamente, elas não pegaram no mundo real. Para a tristeza da humanidade, os robôs assassinos estão aí, voando sobre as pessoas ou trotando nas fronteiras, segurando rifles e pistolas.

O livro que recomendo para o aficcionado da IA é “Eu robô”. Foi publicado em 2 de dezembro de 1950. É simplesmente a melhor obra sobre robôs já escrita. É claro que minha avaliação é totalmente parcial, pois já li dezenas das centenas dos livros de Asimov. Mas as questões levantadas no livro ainda estão na fronteira da robótica e da IA, da psicologia e da ética.

São 10 contos sensacionais e instigantes, com retoques psicológicos profundos que valem a leitura em uma tarde e depois outra e outra em releituras.

  1. “Introdução” (trecho inicial para contextualização ou texto de ligação)
  2. “Robbie” (1940, 1950)
  3. “Círculo vicioso” (1942)
  4. “Razão” (1941)
  5. “Pegar o Coelho” (1944)
  6. “Mentiroso!” (1941)
  7. “Pobre Robô Perdido” (1947)
  8. “Fuga!” (1945)
  9. “Prova” (1946)
  10. “O Conflito Evitável” (1950)

Qual é o melhor conto ? Difícil. Eu gosto de “Mentiroso” por apresentar uma Dra. Susan Calvin, robopsicóloga normalmente racional e equilibrada, mas agora cruel e vingativa. Você vai ler um final realmente inesperado.