A. M. Turing: “COMPUTING MACHINERY AND INTELLIGENCE”.

Alan Turing (1912-1954), em 1950, propôs famoso teste para identificar uma inteligência. Este documento histórico é uma das bases da IA.

Mind 49: 433-460. 1950.

“Proponho considerar a questão: “As máquinas podem pensar?” Isso deve começar com as definições do significado dos termos “máquina” e “pensar”. As definições podem ser formuladas de modo a refletir, na medida do possível, o uso normal das palavras, mas essa atitude é perigosa, se o significado das palavras “máquina” e “pensar” forem encontrados examinando-se como são comumente usadas é difícil escapar à conclusão de que o significado e a resposta à pergunta “As máquinas podem pensar?” deve ser procurado em uma pesquisa estatística como uma pesquisa Gallup. Mas isso é um absurdo. Em vez de tentar tal definição, substituirei a questão por outra, que está intimamente relacionada a ela e é expressa em palavras relativamente inequívocas.”

Alan Turing

[ Veja o artigo na web ] . [ Veja o artigo em nosso site ]

Um comentário

  1. Paulo Santos said:

    Entscheidungsproblem

    O que os matemáticos chamam de método “eficaz” para resolver um problema era simplesmente aquele que poderia ser executado por um funcionário matemático humano trabalhando mecanicamente. Na época de Turing, esses trabalhadores mecânicos eram na verdade chamados de “computadores”, e os computadores humanos realizavam alguns aspectos do trabalho posteriormente realizado por computadores eletrônicos. O Entscheidungsproblem buscou um método eficaz para resolver o problema matemático fundamental de determinar exatamente quais afirmações matemáticas são prováveis ​​dentro de um determinado sistema matemático formal e quais não são. Um método para determinar isso é chamado de método de decisão. Em 1936, Turing e Church mostraram independentemente que, em geral, o problema Entscheidungsproblem não tem resolução, provando que nenhum sistema formal consistente de aritmética tem um método de decisão eficaz. Na verdade, Turing e Church mostraram que mesmo alguns sistemas puramente lógicos, consideravelmente mais fracos do que a aritmética, não possuem um método de decisão eficaz. Este resultado e outros – notadamente os resultados da incompletude do matemático-lógico Kurt Gödel – frustraram as esperanças, mantidas por alguns matemáticos, de descobrir um sistema formal que reduziria toda a matemática a métodos que os computadores (humanos) poderiam realizar. Foi no decorrer de seu trabalho no Entscheidungsproblem que Turing inventou a máquina de Turing universal, uma máquina de computação abstrata que encapsula os princípios lógicos fundamentais do computador digital.

    https://www.britannica.com/biography/Alan-Turing

    30 de junho de 2021
    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *